Olá, pessoal!

Prefiro começar este post, com a mensagem muito forte de Mark Twain: “A palavra certa é um agente poderoso. Sempre que encontramos uma dessas palavras intensamente certas… o efeito resultante é físico e espiritual, além de imediato.”

Usamos as palavras para nos fazer rir ou chorar, ferir ou curar, oferecer esperança ou desolação. Podemos também expressar nossas intenções mais nobres, e também nossos desejos mais profundos.

As palavras além de criar emoções, também criam ações. E das nossas ações fluem os resultados de nossas vidas.

PENSAMENTOS geram SENTIMENTOS que geram AÇÕES que geram RESULTADOS

 

As palavras são espelho dos pensamentos e sentimentos e têm um poder enorme, tanto para agradar quanto para ferir as outras pessoas. Na maior parte das vezes, não medimos realmente o impacto que uma palavra pode ter.

Para evitar palavras equivocadas, Sêneca sempre dizia: “O que você vai dizer, antes de dizer a outra pessoa, diga a você mesmo.”

As palavras profetizam, por isso, antes de dizer algo de ruim para outra pessoa ou se lamentar sobre sua vida, pense, ou melhor, afaste pensamentos negativos, pois isso irá se manifestar na sua vida material.

Por isso, aproveite o livre-arbítrio dado por Deus e pense positivo, fale positivo e aja positivamente em sua vida.  Desta forma, verá que seu mundo pessoal se iluminará e coisas incríveis acontecerão em sua vida, mas lembre-se; de acordo com suas aspirações é que isso irá ocorrer.

Apenas pela mudança de seu vocábulo habitual, você pode no mesmo instante mudar como pensa, como sente e como vive.

Para se ter uma ideia do Poder das Palavras, vamos citar como exemplo os africanos. Eles sabem bem do poder da palavra, e não é à toa que lá na África, a palavra é considerada sagrada. Os africanos acreditam que a palavra tem enorme poder que pode ser perdido se for utilizada banalmente.  Assim, eles falam somente o necessário, e escolhem muito bem as palavras a serem usadas.  

Precisamos prestar a atenção na forma como falamos. Muitas vezes queremos falar uma coisa, mas a nossa expressão, o nosso modo de falar, acaba dando outra conotação. Somos responsáveis não só pelo que falamos, mas também da forma como falamos, a fim de nos fazer entender da melhor forma possível. A linguagem dirige os pensamentos e cria imagens específicas que tendem a se tornar realidade; potencializando ou limitando as possibilidades.

Olha que interessante:

O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo”. Norman Vincent Peale.

Assim toda a habilidade ao usar a linguagem é importante.

Algumas dicas simples podem ajudar muito no uso de tão poderosa ferramenta de comunicação:

Alguns exemplos de palavras simples que podemos usar imediatamente para diminuir a sua intensidade:

Emoção/expressão negativa                              Transforma-se em

Desapontado                                                         Desinteressado

Exausto                                                                   Um pouco abatido

Medo                                                                       Espanto

Aborrecido                                                              Surpreso

Se queremos mudar nossa vida e moldar nosso destino, precisamos conscientemente selecionar as palavras que vamos usar, e precisamos nos empenhar sempre para expandir nosso nível de opções. (Anthony Robbins).

Para concluirmos nosso raciocínio podemos dizer que nosso futuro depende das nossas palavras. Precisamos começar a mudar nossa vida, cuidando das palavras que dizemos e da nossa forma de falar. Portanto, entendo que o ideal seria reeducar, alimentar e restaurar nosso vocabulário.

Se mudarmos nossa vida e moldarmos nossos destino, precisamos conscientemente separar as palavras que vamos usar, e precisamos nos empenharmos sempre para expandir nosso nível de ações. É importante compreender que as palavras moldam nossas convicções e têm um impacto sobre nossas ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *